logomarca clinica DentCor dentistas cardiologia

DentCor

Clínica Médico Odontológica Ltda

Dicas de Saúde

GUIA ALIMENTAR PARA REDUZIR O COLESTEROL

CARNES

Preferir peixe e carne de aves sem pele, grelhado, assado ou cozido Cortes magros de carne de boi ou porco Quantidade ideal 150 a 200g por dia EVITE: carnes gordurosas, carne de órgãos, carnes fritas, linguiça, salsicha, mortadela, presunto, bacon, camarão, polvo e lula

OVOS

Máximo de 2 gemas por semana Sem restrição para o consumo da clara

MARGARINA

Preferir margarina com esteróis vegetais, não pode ser aquecida EVITE: manteiga

LEITE E DERIVADOS

Leite, queijos e iogurtes devem ser desnatados Preferir o queijo cottage (é o mais magro), uso moderado de ricota e requeijão light Usar creme de leite à base de soja EVITE: queijo gorgonzola, cheddar, provolonee parmesão

PÃES

Pão integral, cereais de aveia, milho ou trigo reduzem o colesterol EVITE: croissants, pães recheados, pães doces, biscoitos com alto teor de gordura, bolos.

FIBRAS

Alimentos ricos em fibras reduzem colesterol: aveia, cevada, feijão, grão- de-bico, lentilha, ervilha, trigo, hortaliças, soja

ÓLEO DE PEIXE (Ômega3)

Ômega 3 é um tipo de gordura que reduz o colesterol e os triglicérides Alimentos – salmão, atum, bacalhau, semente de linhaça, óleo de canola, óleo de soja, nozes, cápsulas de óleo de peixe

NOZES

Nozes, amêndoas, avelã, pistache e castanha reduzem o colesterol.

CHOCOLATE AMARGO

Contém os flavanóides que reduzem o colesterol ruim (LDL)

ALIMENTOS E PRÁTICAS QUE AUMENTAM O COLESTEROL BOM (HDL)

Abacate Vinho tinto (1 taça por dia, com a refeição) Azeite de oliva extra-virgem Atividade física (40min por dia) Parar de fumar

CONCEITOS

Dislipidemia é o nome dado para a doença em que as pessoas apresentam alterações no perfil lipídico sanguíneo (gorduras no sangue). De um modo geral, as pessoas podem apresentar aumento de colesterol e/ou de triglicérides. Quando estas gorduras estão elevadas, aumentam as chances de complicações cardiovasculares. Por isso serão necessárias modificações alimentares e de estilo de vida. Existem 2 tipos de colesterol: HDL - fração boa LDL - fração ruim Para melhorar o perfil lipídico é necessário diminuir o LDL e aumentar o HDL.

Tipos de gorduras

Gorduras monoinsaturadas: – não causam aumento do colesterol. São encontradas no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanhade caju e abacate. Gorduras polinsaturadas: – não causam aumento do colesterol. Existem dois tipos: 1. Omega 6, presentes em alguns óleos vegetais (soja, milho, girassol) e margarinas; 2. Omega 3, presente na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, truta, sardinha) e na linhaça. Gorduras saturadas: – causam aumento do colesterol e triglicérides. São encontradas nas carnes, leite integral e seus derivados,tortas, sorvetes cremosos, coco, leite de coco e azeite de dendê. Gorduras trans: – são parecidas com as gorduras saturadas e causam aumento do colesterol. São encontradas em margarinas comuns, sorvetes, chocolates, biscoitos recheados, cremes e gordura hidrogenada. Colesterol: – encontrado somente em alimentos de origem animal. São encontradas em vísceras, frutos do mar, leite integral, queijos, gema de ovos e carnes gordurosas.

Novidades

- Periodicamente incluiremos as novidades da literatura científica médica